Páginas

26 de jul de 2010

POLICIAIS MILITARES MINEIROS PARTICIPAM DE CONFERÊNCIA INTERNACIONAL NOS E.U.A

No período de 20 a 23 de julho de 2.010, ocorreu no Duke Energy Convention Center da cidade de Cincinnati (Ohio, EUA) a 23.ª Conferência Internacional do D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education).

O evento contou com a participação de policiais de vários países que aplicam o currículo DARE de prevenção ao uso/abuso de drogas.

O Brasil esteve representado no evento com a presença de cerca de 24 Policiais Militares (05 da PMMG, 17 da PMDF, 01 da PMGO e 01 da PMESP), além de uma representante da SENAD e uma representante da Embaixada Brasileira. Os representantes da PMMG foram: Ten Cel Leonardo (PM3 - BH); Cap Marcelus (27.º BPM - Juiz de Fora); Cap Deon (8.º BPM - Lavras); Sgt Alexandre (Mentor Proerd - BH) - Sgt Tiago (Aux. Coord. Est. Proerd - BH).

Na manhã do dia 19/07/10, os Policiais Militares brasileiros e alguns policiais do Baren realizaram a visitação à sede da Polícia de Cincinnati, onde conheceram um bem equipado Centro de Treinamento (todo virtual);

Ouviram atentamente as explanações sobre o uso de cães; aprenderam sobre o grupo de mergulho (que atua no leito do rio Ohio); assistiram palestra sobre o trabalho da Polícia Científica (que possui um veículo super equipado para proceder a coleta de vestígios e provas periciais nos locais de crimes);

Visitaram em outra parte da cidade as instalações da SWAT de Cincinnati, onde puderam conhecer os veículos especiais e armamentos disponíveis para aquela unidade policial.



Algo bastante interessante também foi o trabalho de “cidadãos voluntários” que auxiliam o serviço policial em variadas atividades (motoristas, atendentes, etc).

Em seguida, os visitantes foram conduzidos ao Centro de Operações Regional da cidade de Cincinnati, local onde estão instaladas as comunicações dos bombeiros e policiais (911), além de sala de videomonitoramento da cidade. Uma curiosidade: toda essa grande estrutura pertence ao município de Cincinnati (que possui cerca de 400.000 habitantes), desde a Polícia, Bombeiro, SWAT, Vídeo Vigilância, etc.

(Central de operações integra polícia, bombeiros, defesa civil, etc)
 
Na parte da tarde do dia 19/07/10 houve a abertura oficial da 23.ª Conferência Internacional DARE, onde cerca de 1.500 pessoas (Educadores e Policiais de diversos países) prestigiaram o evento no amplo salão do Duke Energy Convention Center.

As bandeiras de todos os estados membros do EUA e dos países participantes foram conduzidas por seus representantes e os brasileiros se emocionaram quando a Bandeira do Brasil foi conduzida por um integrante da PMDF.
Outra grande atração também no evento foi o desfile de viaturas dos policiais do D.A.R.E (cada qual mais decorada, visando chamar a atenção das crianças e adolescentes... e de muitos e muitos adultos também!)

(Veja mais carros sensacionais em http://amigosproerd.blogspot.com/)

No decorrer da semana, os policiais puderam participar dos Wokshop oferecidos sobre diversos temas de prevenção – um deles foi o novo currículo DARE “Caindo na Real” (Proerd para jovens do Ensino Médio); “Novas tecnologias, novas possibilidades de prevenção”; "Bullying" e outros.
 

É bom lembrar que o D.A.R.E foi criado em 1983 e hoje em dia é aplicado em mais de 50 países, sendo que no Brasil veio a se chamar PROERDPrograma Educacional de Resistência às Drogas.PROERD – Nossas crianças e adolescentes longe das drogas e violência.


Para mais informações e imagens, acesse http://amigosproerd.blogspot.com/



 

Nenhum comentário: