Páginas

2 de jun. de 2011

CERIMÔNIA NA PRAÇA DA BANDEIRA ABRE SEMANA DA PM


Belo Horizonte/MG (31/05/11) - A Polícia Militar de Minas Gerais comemora 236 anos. Durante a semana, as unidades de todo o Estado estarão envolvidas em cerimônias para marcar a data. A abertura das celebrações acontece nesta quarta-feira, dia 1º de junho, na Praça da Bandeira, durante a solenidade de Troca do Pavilhão Nacional, um dos momentos mais emocionantes e carregado de patriotismo, presenciado por militares, alunos e pessoas da comunidade.

A solenidade é um evento promovido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e executada, em rodízio, pelo Governo de Minas, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal. O momento tem como objetivo despertar na população o culto aos valores cívicos da Nação e fortalecer a imagem dos símbolos nacionais presentes na cerimônia: a Bandeira e o Hino.

Nesta quarta-feira, a programação é de responsabilidade da Polícia Militar de Minas Gerais, que vai, simultaneamente, abrir oficialmente a Semana da PM. Participa deste momento importante para a Corporação, o Chefe do Estado Maior da PMMG, Coronel Márcio Martins Sant'Ana, além de representantes do Governo de Minas Gerais.

Na programação, desfile cívico militar com as tropas, Grupamentos Especializados (Batalhão de Polícia de Guardas - BPGd, de Polícia de Eventos - BPE e Grupo de Ações Táticas Especiais - GATE, além de apresentações doa canil e da Banda de Música da PMMG. Alunos do Colégio Tiradentes da PMMG participarão da solenidade.
CRIANÇAS
Cerca de 400 crianças, alunos de escolas de Belo Horizonte, foram convidadas para participar da cerimônia. Os três vencedores do concurso de redação com o tema PM e Comunidade, receberão como prêmio, certificados de honra ao mérito, kit escolar com mochila, uma cortesia da Associação Feminina de Assistência Social - Afas e três biscuits (arte assinada por Neia e Willian, da empresa Leka Beko) simbolizando o mascote PM Amigo Legal. Quarenta crianças integrantes do coral do Colégio Maximus cantão músicas do folclore brasileiro, dentre elas Peixe Vivo, uma das favoritas do ex-presidente JK, que também pertenceu às fileiras da PMMG.

Confira as escolas que serão representadas na cerimônia:

- Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Unidade Argentino Madeira;
- Escola Municipal Professora Maria Mazarello, Regional Nordeste;
- Colégio Abgar Renault, Unidade Boa Vista;
- Colégio Santa Amélia;
- Instituto Educacional Santa Amélia;
- Colégio Maximus.

PRESTÍGIO
Essa solenidade teve início no ano de 1998 e contou com uma grande acolhida da comunidade da capital mineira, que prestigiou e aprovou todos os eventos programados. Este ano, será realizado, em cada mês, um concurso de redação com temas ligados ao Pavilhão Nacional, atingindo os estudantes da rede de ensino municipal e/ou estadual.

A premiação dos vencedores fica a cargo da Instituição que realiza o evento naquele mês. A promoção desse concurso fica a cargo da Secretaria Municipal de Educação e a leitura da redação vencedora é realizada, no momento da solenidade, pela própria criança ou adolescente autor do texto, dando um colorido especial à festa. As crianças também acompanham o hasteamento da bandeira, cantando o hino. (Márcia Cândido - jornalista)
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PMMG:
De 1º a 17 de junho (4ª a 18ª RPM) - Solenidades de entrega da Medalha Alferes Tiradentes, colaboradores beneméritos e destaques profissionais no interior do Estado, bem como realização de operações com distribuição de Dicas PM, que serão elaboradas pelo EMPM5, lançamento de spot, divulgação ampla na mídia local do portfólio de serviços prestados pela PMMG, ocupação visual em locais públicos com cartazes, banners, entre outros, que retratem o aniversário da Polícia Militar.
Dia 1º - 10h - Cerimônia de Troca do Pavilhão Nacional e Abertura da Semana da PMMG - Praça da Bandeira, em Belo Horizonte.
Dia 3 - 10h15 - Solenidade comemorativa do Dia do Pessoal da Reserva e Reformado da Polícia Militar, com entrega da Medalha Coronel Fulgêncio e do Dever Cumprido, no pátio da APM (Rua Diábase, 320 - Prado)
Até dia 19 de junho - Mostra de Artes Plásticas da PMMG, divulgação de peças gráficas no metrô e outros meios de transporte público, salas de cinema, mídia, apresentação de portfólios de serviços e apresentações musicais no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, Cidade Administrativa, shopping's e outros locais públicos.
Dia 9 - 20h - Solenidade de aniversário da Polícia Militar, com a entrega da Medalha Alferes Tiradentes, no pátio do APM (Rua Diábase, 320 - Prado)
Abertura da 1ª Olimpíada Alferes Tiradentes com o envolvimento de militares de todas as RPM de Minas Gerais.
Dia 10 - 7h15 - Solenidade de outorga da Medalha de Mérito Profissional, no pátio da APM (Rua Diábase, 320 - Prado)
Dia 17 - 22h - Baile de Gala da PMMG, no Clube Labareda (Avenida Portugal, nº 4020, bairro Itapuã)

De 8 a 10 de julho - Aniversário do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes/RCAT, sob a coordenação da própria unidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional da  PMMG

Nenhum comentário:

8.º BPM - POLÍCIA CIDADÃ