Lavras/MG – Visando minimizar a ação de estelionatários no comércio local, principalmente no que tange às “clonagens” de cartões, a PMMG recomenda:
AOS COMERCIANTES/COMERCIÁRIOS:
- Sempre solicite documento de identidade com foto do cliente que efetuar pagamento com cartão de crédito (principalmente cartão sem chip);
- Confira a assinatura do cliente no comprovante do caixa, verificando se equivale à do documento apresentado;
- Se alguma pessoa apresentar-se como possível “funcionário” de empresa de manutenção de máquina de cartão de crédito (autônoma, multibandeira, etc), procure certificar-se antes se realmente está credenciada, se tal firma existe mesmo, ligue antes para confirmar antes de entregar-lhe o aparelho ou permitir que faça algum ajuste/revisão/programação. Havendo quaisquer dúvidas, acione de imediato a Polícia Militar através do 190;
- Não aceite troca de máquina de cartão de crédito feita por quaisquer pessoas, sem antes ter confirmado a veracidade da informação e idoneidade da empresa ou funcionário;
- Em caso de suspeição, acione a Polícia e comunique a CDL para o cadastramento de alerta sobre possível fraude.
AOS FREQUESES/CLIENTES, USUÁRIOS DE CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO
- Tenha o máximo de cuidado ao manusear seu cartão;
- Jamais deixe anotada a senha junto ao cartão;
- Quando for digitar a senha não o faça na presença de estranhos (e até de “conhecidos” inescrupulosos);
- Seja educado, quando alguém for digitar a senha, afaste-se para não constranger o usuário do cartão;
- Seja educado com o balconista quando lhe solicitar apresentação de documento de identidade (é para sua própria segurança);
- Tenha cuidado com transações/compras feitas através da internet e que tenha que repassar dados de seu cartão de crédito/débito; confira se o site é realmente seguro e idôneo;
- Jamais peça auxilio a estranhos (ou pessoas inidôneas) para manuseio de cartão em caixa eletrônico, etc;
- Se o seu cartão ficar “preso” no compartimento de leitura dos caixas eletrônicos, não se afaste dali enquanto não solucionar tal problema. Jamais ligue para quaisquer números de telefone (afixados nos caixas eletrônicos), sob alegação de desbloqueio de cartões ou solução e problemas relacionados ao cartão, pois geralmente o golpista irá pedir o número do cartão e seus dados pessoais, inclusive a senha, para que façam o desbloqueio do cartão com problema. Verifique antes se tal central realmente é idônea e pertença ao seu banco ou administradora do cartão. Acione a Polícia de imediato;
- Ocorrendo problemas com seu cartão, ligue para o número correto da administradora, repasse as informações e conforme o caso faça o bloqueio do cartão;
- Se notar que foi vítima de golpe de “clonagem” de cartão, entre em contato com a administradora do cartão (veja qual é respectiva “bandeira”); procure a Polícia Militar para registrar a ocorrência relatando o fato; munido de cópia do REDS (B.O) dirija-se ao balcão do CDL e solicite a ativação de “alerta” no sistema SPC/SERASA (Tal serviço é gratuito e permite evitar que seu cartão seja utilizado em outra localidade, porque o alerta será repassado a todo o sistema CDL a nível nacional); procure a Delegacia de Polícia para prestar os esclarecimentos necessários que poderão auxiliar na resolução do delito.
AOS COMERCIANTES/COMERCIÁRIOS:
- Sempre solicite documento de identidade com foto do cliente que efetuar pagamento com cartão de crédito (principalmente cartão sem chip);
- Confira a assinatura do cliente no comprovante do caixa, verificando se equivale à do documento apresentado;
- Se alguma pessoa apresentar-se como possível “funcionário” de empresa de manutenção de máquina de cartão de crédito (autônoma, multibandeira, etc), procure certificar-se antes se realmente está credenciada, se tal firma existe mesmo, ligue antes para confirmar antes de entregar-lhe o aparelho ou permitir que faça algum ajuste/revisão/programação. Havendo quaisquer dúvidas, acione de imediato a Polícia Militar através do 190;
- Não aceite troca de máquina de cartão de crédito feita por quaisquer pessoas, sem antes ter confirmado a veracidade da informação e idoneidade da empresa ou funcionário;
- Em caso de suspeição, acione a Polícia e comunique a CDL para o cadastramento de alerta sobre possível fraude.
AOS FREQUESES/CLIENTES, USUÁRIOS DE CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO
- Tenha o máximo de cuidado ao manusear seu cartão;
- Jamais deixe anotada a senha junto ao cartão;
- Quando for digitar a senha não o faça na presença de estranhos (e até de “conhecidos” inescrupulosos);
- Seja educado, quando alguém for digitar a senha, afaste-se para não constranger o usuário do cartão;
- Seja educado com o balconista quando lhe solicitar apresentação de documento de identidade (é para sua própria segurança);
- Tenha cuidado com transações/compras feitas através da internet e que tenha que repassar dados de seu cartão de crédito/débito; confira se o site é realmente seguro e idôneo;
- Jamais peça auxilio a estranhos (ou pessoas inidôneas) para manuseio de cartão em caixa eletrônico, etc;
- Se o seu cartão ficar “preso” no compartimento de leitura dos caixas eletrônicos, não se afaste dali enquanto não solucionar tal problema. Jamais ligue para quaisquer números de telefone (afixados nos caixas eletrônicos), sob alegação de desbloqueio de cartões ou solução e problemas relacionados ao cartão, pois geralmente o golpista irá pedir o número do cartão e seus dados pessoais, inclusive a senha, para que façam o desbloqueio do cartão com problema. Verifique antes se tal central realmente é idônea e pertença ao seu banco ou administradora do cartão. Acione a Polícia de imediato;
- Ocorrendo problemas com seu cartão, ligue para o número correto da administradora, repasse as informações e conforme o caso faça o bloqueio do cartão;
- Se notar que foi vítima de golpe de “clonagem” de cartão, entre em contato com a administradora do cartão (veja qual é respectiva “bandeira”); procure a Polícia Militar para registrar a ocorrência relatando o fato; munido de cópia do REDS (B.O) dirija-se ao balcão do CDL e solicite a ativação de “alerta” no sistema SPC/SERASA (Tal serviço é gratuito e permite evitar que seu cartão seja utilizado em outra localidade, porque o alerta será repassado a todo o sistema CDL a nível nacional); procure a Delegacia de Polícia para prestar os esclarecimentos necessários que poderão auxiliar na resolução do delito.
PMMG, A SENHA PARA SEGURANÇA SOLIDÁRIA: 190
Assessoria de Comunicação Organizacional da 59ª Cia PM
Assessoria de Comunicação Organizacional da 59ª Cia PM
Um comentário:
vai ter concurso pra pm esse ano?
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