Páginas

1 de mai de 2010

1.º DE MAIO - DIA MUNDIAL DO TRABALHO

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.”Perseu Abramo

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

No Brasil, praticamente em todos os lugares há algum tipo de manifestação para comemorar tal importante data.

Em Lavras/MG, a Prefeitura Municipal e os Sindicatos dos Metalúrgicos, dos Rodoviários e dos Empregados do Comércio convidam a população para a Festa do Trabalhador.

O evento acontece no dia 1.º de maio no “Expolavras”, com shows de atrações locais a partir das 12:00.

Entre as atrações do Dia do Trabalhador, o cantor Wilson Sideral, a Banda Tianastácia e Manitu abrilhantam a festa. Os shows começam a partir das 23:00 e a entrada é gratuita.

Fonte: IBGE/Ministério do Trabalho e http://www.lavras24horas.com.br/

Nenhum comentário: