Páginas

19 de nov. de 2009

BALANÇO: 2009 ANO DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS DA CIDADANIA NO 8.º BATALHÃO



Ano voltado para formação de profissionais movimentou as dependências da Unidade.


No ano de 2009, o 8º Batalhão da Polícia Militar cumpriu seu papel inserido no contexto de Defesa Social e na preservação da ordem pública, prevenindo e inibindo atos anti-sociais, atuando repressivamente na restauração da ordem e atuando em apoio aos órgãos da administração pública, no exercício do poder de polícia constitucionalmente garantido.


Na atual conjuntura, a Polícia Militar vem se movendo no sentido de combater e controlar o crescimento dos índices criminais, focada em eliminar as limitações que as técnicas e táticas possam apresentar, estando a Instituição voltada para ampliação de toda a tropa, motivo que fez se necessária a adoção de novas estratégias de treinamento e ampliação de efetivo em todo o Estado.


Nesse ínterim, o 8º Batalhão, tradicional Unidade da Polícia Militar com sede em Lavras, vem cumprindo sua missão nas 25 cidades sob sua responsabilidade, utilizando recursos modernos no sistema de ensino e aprendizagem, contando com profissionais do mais alto gabarito e o imprescindível apoio comunitário.


Focado na qualificação e aperfeiçoamento do seu pessoal, o 8° Batalhão realizou no decorrer do ano diversos cursos, dentre eles o de Promotor de Direitos Humanos, que visa ampliar as formas de se fazer polícia com segurança e respeito às dignidades da pessoa humana. Participaram sessenta profissionais entre policiais militares, agentes penitenciários e da 1ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Lavras.


Outro curso de relevância desenvolvido foi o de Promotores de Polícia Comunitária, com a capacitação destinada à formação de legitimadores da filosofia que atuarão na resolução de problemas junto a comunidade, estreitando laços de convivência e parceria, contribuindo significativamente para a promoção da paz social. Desta feita a turma foi integrada por policiais militares e bombeiros militares, perfazendo um total de trinta novos profissionais qualificados e à disposição da população.



Mas o compromisso da Unidade com a formação não parou por ai. No último dia 29 de outubro, no pátio principal, orgulhosamente formaram duzentos e noventa e seis novos soldados, os quais ingressaram na carreira militar no mês de fevereiro deste ano no Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP). Oriundos de várias cidades do Brasil, os alunos foram formados e capacitados para atuarem juntamente com outros agentes públicos, norteados por princípios éticos e sustentados nos valores praticados pela Corporação. Os formandos foram paraninfados pelo Exmo. Sr. Coronel PM Renato Vieira de Souza, Comandante Geral da polícia Militar de Minas Gerais.


Para a formação anual de tantos profissionais, o 8º Batalhão conta com um corpo docente altamente qualificado, composto de magistrados, promotores, delegados, advogados, profissionais da área de saúde, entre outros, sendo computados somente para o CTSP/2009, 56 professores militares e 44 professores civis que ministraram trinta e nove disciplinas como Ética Policial, Direitos Humanos, Polícia Comunitária, Informática, Criminalidade e Segurança Pública, Direito Penal Comum e Militar, Direito Processual Comum e Militar, Tiro Policial entre outras.


Ao longo do ano pode-se ouvir pelas ruas da cidade os brados advindos das atividades físicas e da ordem unida, e por fim o contato direto com a comunidade durante os estágios supervisionados.



Fechando o ciclo da metodologia de formação 2009, a Unidade realizou no dia 19 de novembro, a formatura do Curso Especial de Formação de Sargentos - CEFS/09, onde 75 novos Sargentos foram habilitados para atuarem na promoção da paz social nos municípios sul-mineiros. Eles foram paraninfados pelo Exmo. Sr. Aécio Rabelo, Promotor de Justiça na Comarca de Lavras.


O curso destinado aos profissionais da Polícia Militar com mais de 10 anos de efetivo serviço com Cabos, objetivou a formação para a graduação de Sargento, com vistas ao aperfeiçoamento técnico e o desenvolvimento das atribuições peculiares ao cargo, como as funções de Comando de Destacamentos e Guarnições, Coordenação dos Centros de Operações (COPOM), Assessoramento ao Comando nos diversos níveis entre outras. Com uma duração de quatro meses, a Unidade acolheu militares de toda a 6ª Região da Polícia Militar.



Ressalta-se dentro deste contexto, o compromisso e o envolvimento singular do Comando da 6ª Região da Polícia Militar, na pessoa do seu Comandante Coronel PM Márcio Martins Sant’Ana, e do Comando do 8° Batalhão através do seu Comandante Ten Cel Luis Rogério de Assis, que atuaram ativamente em todo o processo, gerindo as políticas institucionais necessárias para a consecução e conclusão de cursos de formação na Região.


Em suma, os cursos ofertados pelo 8º Batalhão além de favorecerem a qualificação técnica do policial, proporcionam o desenvolvimento pessoal e a ascensão social do profissional, não só daqueles pertencentes à Corporação de Tiradentes, mas também aos integrantes de outras instituições e a comunidade como um todo. Por outro lado, as atividades de ensino e treinamento refletem diretamente na economia lavrense através do aquecimento da economia por intermédio de imóveis locados, ofertas de emprego compras no comércio local.


Com um efetivo bem treinado técnica e taticamente, disciplinado e com a participação da comunidade, a Polícia Militar tem conseguido manter no Sul do Estado os mais baixos índices criminais, promovendo um ambiente seguro para os cidadãos de bem.
POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, REFERÊNCIA NA PRODUÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS E ORGULHO DO POVO MINEIRO!

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL – 8.º BPM

Nenhum comentário:

8.º BPM - POLÍCIA CIDADÃ