Páginas

29 de nov. de 2009

QUALIFICAÇÃO X QUALIDADE


Os Comandantes das Unidades da Polícia Militar na Região Sul Mineira participaram nos dias 23 e 24 de novembro/09 do I Seminário Internacional de Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social.

Tal seminário teve por objetivo contribuir com o debate a respeito da atuação da Polícia nos Estados Democráticos de direito, ampliando o conhecimento dos participantes em torno das experiências e discussões realizadas em diversos países, com destaque aos seguintes aspectos: A função policial, as organizações policiais e o poder policial, força, controle, legitimidade e efetividade.

Do evento destacaram-se as seguintes palestras e palestrantes: A Polícia como função (Professor Dr. José Luiz Ratton – Mestre e Doutor em Sociologia e assessor especial do Governador de Pernambuco para a área de Segurança Pública; Professor Dr. Philip Stenning – Inglaterra – Doutor em Direito pela Universidade de Toronto, pesquisador da história do sistema de persecução criminal na Nova Zelândia e pesquisador sobre governo e policiamento em Vancouver/Ca; Professor Dr. Nelson Lourenço – Portugal - coordenador do estudo para a reforma de segurança interna em Portugal); A Polícia Como Organização (Professor Dr. Amadeu Recasens I Brunet – Espanha – Diretor da Escola de Polícia da Catalunha e Diretor Geral de Modernização da Administração; Professor Howard Davis – Inglaterra – Diretor do Centro de Governo Local da Escola de Administração de Warwick/Ing); A Polícia como Poder: Uma Força para o bem (Professor Thomas Feltes – Alemanha – Especialista científico para a reforma da polícia e educação policial em países em transição para a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, é diretor de Polícia Universitária na Alemanha); A Polícia como Poder (Dr. Peter Tinsley – Canadá – Diretor da Comissão de Queixas da Polícia; Professor José Manuel Ribeiro de Almeida – Portugal – Coordenador do Gabinete de Relações Internacionais, Européias e de Cooperação do Ministério da Justiça, para a administração da cooperação judiciária civil com a União Européia).

Foram abordados ainda os temas: O papel e as funções da polícia em uma sociedade democrática, segurança, sentimento de insegurança e Estado de Direito, A utilidade dos indicadores de desempenho na mensuração da atuação policial, Paradoxos da avaliação dos serviços públicos, o uso da Força, em especial de armas de fogo na atuação policial, o regime do uso da forma na atuação policial brasileira, o modelo canadense de polícia, com participação de outras autoridades tais como: Dra. Silvia Mendes – Portugal; Professor Jésus Trindade Barreto Júnior – Delegado Geral de Polícia e Chefe de Gabinete da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais; Coronel PM Fábio Manhães Xavier, Oficial da PMMG e atual Diretor da Academia de Polícia Militar (Escola de Comandantes), Ten Cel Sérgio Roberto Abreu, da Polícia do Rio Grande do Sul, Professora Dra. Ludmila Ribeiro – RJ – Pesquisadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania; Professor Fábio Wanderley Reis. Tiveram participação especial no evento o Dr. Maurício Campos Júnior – Secretário de Estado de Defesa Social em Minas Gerais, Coronel Renato Vieira de Souza – Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e Dr. Marco Antônio Monteiro – Chefe da Polícia Civil.

Ao final do evento ocorreu a entrega do Prêmio “Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social – 2009” sendo que a 6ª Cia Ind MAT foi premiada pela realização do projeto ECOLÂNDIA, que trabalha com educação ambiental tendo este projeto recebido em 3 anos a visita de mais de 8630 crianças.

POLÍCIA MILITAR, NOSSA PROFISSÃO SUA VIDA!

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL - 6ª RPM

Fonte: www.pmmg.6rpm.mg.gov.br



Nenhum comentário:

8.º BPM - POLÍCIA CIDADÃ