Páginas

23 de nov. de 2009

CUIDE BEM DO SEU 13.º SALÁRIO


A chegada do 13.º salário movimenta as vendas do comércio a partir deste mês. E, por causa disso, crescem também os golpes aplicados por estelionatários. Por isso recomendamos que o consumidor tenha atenção redobrada.

No meio de tanta má-fé, acreditem, há quem ouse aplicar o golpe da comida estragada, Pode parecer incrível, mas este golpe é mais comum no final do ano, onde há grandes movimentações nas praças de alimentação dos estabelecimentos comerciais.


Acontece de duas formas: cabelo ou unha na comida ou um atestado informando que alguém passou muito mal depois que comeu nesse ou naquele restaurante. Para evitarem publicidade negativa, muitos deles, fazem acordo com os clientes.

A imprensa está bem mais atenta a esse tipo de golpe e a divulgação geralmente só é feita quando mais pessoas foram atingidas pelo problema.

Um dos golpes comuns no final do ano é o da bolsa, no qual um dos infratores distrai a pessoa enquanto o outro furta a carteira. Nesse caso, recomendamos que as mulheres que forem fazer compras em lugares cheios levem pouco dinheiro e carreguem a bolsa sempre próxima ao corpo.

Os usuários de internet também devem ficar atentos aos e-mails. Nas mensagens estão programas que, uma vez instalados no computador, permitem o acesso a senhas e informações pessoais da vítima. Estes golpistas utilizam o nome de instituições, como bancos e serviços de proteção ao crédito. Os estelionatários conseguem desviar dinheiro de contas bancárias e há também o risco destas informações serem usadas por quadrilhas de seqüestradores.

Os caixas eletrônicos também são muito usados por estelionatários, por isso cuidado. Equipamentos instalados nas máquinas clonam os cartões dos clientes e o esquema resulta em saques indevidos, de altos valores.

O uso de dinheiro também requer atenção. Cerca de 30% dos brasileiros já receberam alguma nota falsa. Esteja atento, repassar a cédula falsa é crime, que prevê de seis meses a dois anos de prisão.

Pessoas idosas costumam ser os maiores alvos de golpistas. “É importante, sempre que possível, que idosos estejam sempre acompanhados quando forem em bancos ou fazer compras em locais muito cheios. Também é preciso que a pessoa sempre verifique com atenção o site onde ela fará compras.

Vale lembrar que, a partir da próxima semana, o comércio de muitas cidades do Estado já começa a funcionar até mais tarde. Por isso, o policiamento é reforçado e é muito importante o consumidor ter mais atenção.

Policia Militar. Nosso negócio é a paz social.
Assessoria de Comunicação Organizacional do 8º BPM.

Nenhum comentário:

8.º BPM - POLÍCIA CIDADÃ