O Programa Educacional de Resistência às Drogas completou, em fevereiro, 11 anos de existência no Estado de Minas Gerais. Este foi institucionalizado pela Polícia Militar por intermédio da DPSSP nº 01/2002 – que regula o emprego operacional – e da DPSSP nº 09/2004 – que rege a aplicação do Proerd pela PMMG.
Fonte: Coordenação Estadual Proerd – Seção do Emprego Operacional (EMPM3)
Para contribuir com o fortalecimento familiar da sociedade mineira, o Programa vem aplicando um currículo especial destinado aos pais. O currículo estimula a interação familiar de forma a criar mecanismos de resistência à oferta de substâncias psicoativas. Especialmente no corrente ano, já foram assistidos 3.960 pais e responsáveis nos diversos rincões de Minas Gerais.
Segundo as orientações estratégicas estabelecidas pela Instituição, além do treinamento de policiais nos cursos de formação de instrutores Proerd, a equipe composta por facilitadores/masters, mentores e orientadores educacionais, vem atualizando periodicamente os profissionais da Polícia Militar quanto às tendências internacionais preventivas e as políticas públicas sobre drogas existentes.
De igual pensamento, a partir da chancela no ano de 2005 como Centro Internacional de Capacitação do Drug Abuse Resistance Education, a PMMG segue as diretivas do programa no tocante a atualização e o aperfeiçoamento dos policiais militares nos currículos D.A.R.E./Proerd, quais sejam:
Currículo para a Educação Infantil – orientado a crianças da pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental;
Currículo para Crianças do Ensino Fundamental – considerado a base do programa, direcionado à crianças do 5º ano;
Currículo para Adolescentes do Ensino Fundamental – utilizado como reforço ao currículo base, sendo direcionado à adolescentes dos 6º e 7º anos;
Currículo para o Ensino Médio – direcionado à jovens de 15 a 17 anos, que estejam cursando o Ensino Médio escolar;
Currículo para Pais – destinado a pais e responsáveis pela orientação preventiva de alunos Proerd ou não.
A primeira atualização e aperfeiçoamento de policiais do Proerd foi realizada em 2005, em um seminário estadual para recebimento dos novos currículos D.A.R.E./Proerd para crianças e adolescentes, fato que possui uma simbologia especial para o Estado por ter sido o pioneiro na migração de todo o efetivo policial habilitado no Brasil. Em 2007, o foco convergiu para o esclarecimento das principais políticas públicas existentes no país e na facilitação dos currículos D.A.R.E./Proerd em conceitos de recreação e ludicidade. Para o seminário ocorrido em 2008, objetivou-se a alinhar os gestores do Proerd do nível tático e operacional da PMMG, bem como treinar um grupo de instrutores no currículo educacional direcionado a pais.
Com o advento do Plano Estratégico 2009-2011 – sob a estratégia de “oferecer serviços de segurança pública de proteção ao segmento infanto-juvenil”, e em decorrência do alinhamento nacional estabelecido pela Câmara Técnica de Estratégias do PROERD do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CTPROERD/CNCG), num processo legitimado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), o encontro planejado para novembro de 2009 foi desenvolvido numa perspectiva sólida preventiva e uma adesão significativa das Coordenações Estaduais Proerd de todos os Estados brasileiros
Os Instrutores Proerd da 59ª Cia PM Cb Juliana (Oliveira) e Cb Marcelo (Bom Sucesso), participaram da Conferência Nacional do Proerd, realizado entre os dias 24 e 26 de novembro/2009 no Hotel Tauá em Caetés/MG.
O encontro teve o objetivo de habilitar os militares em Educação Infantil, sendo currículo organizado em três seções. A primeira para pré-escola da Educação Infantil (4 e 5 anos), a segunda para os 1º (6 anos); 2º (7anos); 3º (8anos) do Ensino Fundamental e a terceira para o 4º ano (9 anos) do Ensino Fundamental.
As aulas da primeira e segunda seção serão ministradas com um auxílio de um álbum, compostos por 20 cartazes coloridos versando sobre a segurança pessoal para crianças. Esse material foi desenvolvido pela “Los Angeles Unified Scchool District” (Distrito Unificado de Escolas de Los Angeles) e adaptado para a realidade brasileira pelo Centro de Capacitação Proerd da Polícia Militar de Santa Catarina.
O álbum foi desenvolvido para a utilização desde a pré-escola da Educação Infantil até o 3º ano do ensino fundamental com a finalidade de auxiliar pais, professores para educar as crianças em práticas de segurança pessoal, na ida e ou na volta à escola, durante o dia de aula, em parques ou em outros locais públicos e mesmo em casa, principalmente quando os pais ou responsáveis estiverem ausentes.
As lições Proerd prevista na seção 3 para uso no 4º ano do ensino fundamental tem por objetivo tratar de temas relativos a segurança da pessoa, prevenção às drogas, solução de conflitos e prevenção contra à violência.
Na semana anterior ao evento, cerca de 30 Políciais Militares do Brasil foram capacitados no currículo para o Ensino Médio (High School), em treinamento coordenado por facilitadores deslocados dos EUA e pertencentes ao D.A.R.E. América, para uma posterior replicação do conteúdo para instrutores Proerd que atuarão junto a alunos do Ensino Médio de educandários das redes públicas e particulares de Minas Gerais.
Na Conferência Nacional do Proerd reuniu representantes das Polícias Militares de todos os estados da federação.
Proteger crianças contra diversos perigos é de fundamental importância, ajudar as crianças e evitar situações e decisões arriscadas é igualmente importante.
Um comentário:
Parabéns a Polícia Militar e aos instrutores do Proerd (Cb Juliana e Cb Marcelo); Continuem levando às nossas crianças a certeza de uma vida melhor sem as drogas.
Roberto Martins - Elói Mendes/MG
Postar um comentário