Páginas

26 de dez. de 2009

CORONEL SANT'ANA TOMA POSSE COMO CHEFE DO ESTADO MAIOR

Lavras/MG (24/12/2009) - Tomou posse no dia 23/12/09 na Chefia do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, o Coronel Márcio Martins Sant'Ana, em substituição ao coronel Gilberto Cabral Costa. A solenidade ocorreu no salão Paulo Camilo do BDMG, na rua da Bahia, em BH, e contou com a presença de secretários do governo, deputados, autoridades militares e civis, além de uma caravana de oficiais e praças de Lavras, que foram prestigiar o ex-comandante da 6.ª Região da Polícia Militar.


"Recebi com grata surpresa a indicação para assumir o cargo, uma das mais relevantes missões. Experimentei emoções que se misturavam, como um amálgama. Por um lado, me senti lisonjeado e, por outro, a preocupação com a responsabilidade que advém da missão. Estou ciente dos desafios que estão por vir". Ao assumir a chefia do Estado-Maior da PMMG, o Coronel Márcio Martins Sant'Ana, ressaltou o suporte que a tecnologia vem prestando na área da segurança pública, lembrou as experiências adquiridas no Sul de Minas, em Lavras, onde comandava a 6.ª RPM e citou a estrutura de Minas Gerais no quesito segurança. "Algo de especial está se processando no Estado. Estamos nos tornando referência nacional. A Polícia Militar está se preparando para todos os desafios e, para esta nova fase, articulou o Planejamento Estratégico", enfatizou o Oficial. Mas, ele fez questão de ressaltar que "o sucesso depende do esforço de cada um. Os senhores serão fundamentais".

Ao abrir seu discurso de posse, para uma platéia de mais de 250 pessoas, que lotou o auditório do BDMG, na manhã desta quarta-feira, 23, o Coronel Sant'Ana dirigiu-se a todas as autoridades presentes e, individualmente, registrou comentários sobre cada um, deixando evidente a sua manifestação de apreço. "A presença de todos vocês legitima e torna a nossa missão robusta e fortalecida e tornará nossa atividade mais suave, pois sabemos que podemos contar com todos", afirmou o Oficial. O chefe do Estado-Maior, Cel Sant'Ana, agradeceu ao governador, Aécio Neves, ao vice-governador, Antonio Anastasia, pela confiança e contou que recebeu a indicação como uma bênção. Disse que se sentiu honrado ao ser convidado para fazer parte, mais proximamente, da equipe do Comandante-Geral da PMMG, Coronel Renato Vieira de Souza. Ele agradeceu ao Coronel Gilberto Cabral Costa, que foi exonerado do cargo a pedido, com quem tem uma amizade forjada desde 1980, quando ainda eram cadetes, na Academia de Polícia Militar, no CFO.

O novo Chefe do Estado-Maior da PM, Cel Sant'Ana, ressaltou a transparência e o papel da instituição, a consolidação dos ganhos sociais e citou o Promorar - um programa para aquisição de casa própria, dirigida especialmente para os militares. Ele destacou a importância dos policiais da reserva e reformados e o trabalho harmônico e coeso de integração em Minas Gerais: "Somos uma família indivisível". Filho e neto de policiais militares, o Coronel Sant'Ana lembrou os exemplos deixados pelos antecessores: "Eles me ensinaram a dor e a delícia de participar dessa família".

COMANDO

O Coronel Renato Vieira de Souza definiu como árdua, difícil e instigante a carreira policial militar e destacou a competência do Coronel Gilberto Cabral Costa, que sai do cargo, e a lisura e profissionalismo do Coronel Sant'Ana, que assumiu a chefia do EMPM. "Tenho a certeza de que o Oficial vai dar continuidade a um trabalho sem fim e a PM brilhará, ainda mais, para orgulho do povo mineiro."

O Comandante-Geral da PMMG adiantou que recebeu na tarde desta terça-feira, dia 22, um contato do governo sobre a sanção Lei Complementar n.º 116 (decorrente do PLC n.º 53/09) que altera o Estatuto dos Militares Estaduais, um pacote de benefícios pessoais para o PM. "É a primeira vez, ao longo da sua história, que a PM recebe a garantia da paridade de vencimentos", enfatizou.

"Trata-se de um marco histórico para nossa família policial militar, com a inclusão de diversos benefícios que refletem o maior avanço nos últimos anos em termos de valorização das pessoas que constroem com seu trabalho diário a Polícia Militar, patrimônio do povo mineiro", enfatizou o comando em um comunicado dirigido à tropa.

DESPEDIDA

"Não é fácil despedir-se dessa farda, mas vou e levo todos vocês comigo: no coração e na mente", afirmou o Coronel Gilberto Cabral, ao transferir a chefia do cargo. O Oficial disse que procurou trabalhar na construção de um mundo melhor e cumprir a missão de forma que família, vizinhos, amigos e a comunidade se orgulhassem. Depois de 30 anos de trabalhos dedicados à Polícia Militar e à sociedade mineira, ele sentiu que o ciclo tinha fechado. "Ouvi a família e minha consciência para pedir a minha transferência para o Quadro de Oficiais da Reserva Remunerada". O Coronel Cabral lembrou os exemplos de honestidade e grandeza de espírito deixados pelo pai, cabo da PM. "Estas são minhas riquezas", afirmou emocionado.

O Oficial dirigiu agradecimentos a quem compartilhou a caminhada com ele e foi aplaudido quando, visivelmente emocionado, fez uma pausa no discurso. Agradeceu as autoridades pela confiança depositada, ao amigo, companheiro e colega de turma, Coronel Renato, e aos demais oficiais da PMMG, pelo apoio, lealdade e profissionalismo. Aos homens e mulheres da PM, ele enviou uma mensagem: "Fui feliz e aprendi muito com vocês". À esposa, Márcia Maria, e aos filhos, Ludmila, Juninho e João Carlos, e os irmãos, Paulo Roberto e Patrícia, representando os demais familiares, ele fez um agradecimento especial: "Meus grandes amores, obrigado pelo incentivo e carinho".

MÚSICA

A festa foi abrilhantada pelo Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica da PMMG: 1.º Sgt do Valle (bombardão), 3.º Sgt Lisboa (trompa), 2.º Sgt Charles (trompete), 2.º Sgt Arlindo (trombone) e Sd Leandro Cardoso (trompete).

Mais uma vez, os músicos da PMMG se fazem presentes num momento solene, resgatando nossa cultura e, simultaneamente, garantido a segurança.

Fonte: Jornalista Márcia Cândido

POLÍCIA MILITAR, NOSSA PROFISSÃO SUA VIDA!
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL – 6.ª RPM

Extraído de www.pmmg.6rpm.mg.gov.br

Nenhum comentário:

8.º BPM - POLÍCIA CIDADÃ