Páginas

14 de fev. de 2010

CAIA NA FOLIA, MAS COM SEGURANÇA.

O Carnaval já chegou e muitos foliões já estão na folia, para que este período seja passado no mais absoluto clima de alegria e brincadeira, a Polícia Militar dá dicas para que os foliões aproveitem o feriado prolongado com segurança e evitem que a festa se transforme em algo desagradável.

É importante que as pessoas entendam que para o crime acontecer, é necessário haver oportunidade. Por isso, uma medida que pode inibir as ações criminosas é a prevenção. Todos devem ter consciência de que são responsáveis pela sua autoproteção.

O cuidado pessoal é o primeiro passo para quem não deseja ser vítima das ações de pessoas más intencionadas. Não usar objetos de valor como brincos, pulseiras ou cordões de ouro pode inibir um possível assalto, uma vez que estes objetos são facilmente arrancados e são um chamariz para os marginais. Não é indicado carregar altas quantias em dinheiro, cartões de crédito e talões de cheque, e sim o apenas o necessário para o consumo.

CUIDADO EM BARES E BOATES

Bares e boates são locais escolhidos por muitos foliões para curtir os dias de Carnaval. Mas é justamente nesses estabelecimentos que a atenção deve ser redobrada.

Muitas pessoas têm o costume de deixar celulares, carteiras, máquinas fotográficas e bolsas em cima da mesa, bem à vista de quem se aproxima. Durante uma conversa e outra, qualquer descuido é uma oportunidade para que o criminoso aja.

Nas boates e clubes, o consumo de bebida alcoólica é maior, então os foliões devem tomar cuidado com seus objetos pessoais. A dica é evitar deixá-los em cima de balcões de bares, pias de banheiros e ficar sempre atento às pessoas que estão ao seu redor.

ÁLCOOL

O uso demasiado de bebida alcoólica pode transformar a folia em tragédia. Evitar seu consumo também contribui para prevenir a violência e acidentes graves. É importante que o folião tenha em mente que bebida e direção não combinam.

Para evitar direção perigosa, o ideal é que o folião que sai de carro leve também um acompanhante que não beba para assumir o volante depois, ou opte por um táxi ou um transporte coletivo.

Neste Carnaval, os eventos terão limite de horário para acontecer e os órgãos de segurança deverão receberam antecipadamente a programação das festas. Tudo visando proteger o cidadão que quer curtir o Carnaval com tranqüilidade.

EM CASO DE EMERGÊNCIA, DISQUE 190!

Adotar medidas de segurança contribui bastante para prevenir crimes, mas em caso de emergência, a população pode acionar a PM por meio do telefone 190, a qualquer hora do dia. O atendimento funciona 24 horas.

Quem é assaltado não deve reagir. A vida humana é sempre mais importante. Procure manter a calma e tentar lembrar da descrição dos criminosos para posterior repasse à polícia. Detalhes como a roupa usada pelos infratores, o tipo físico, a cor da pele e a direção de fuga contribuem muito para a localização dos criminosos.

POR ISSO...

- Não saia com joias e aparelho celular, principalmente no bolso.
- Esteja sempre acompanhado de outras pessoas.
- Evite parar o carro e andar em lugares desertos.
- Mantenha-se afastado de brigas e não banque o curioso para saber o que está acontecendo.
- Evite andar com carteira fazendo volume no bolso, saia apenas com um documento de identificação e pouco dinheiro.
- Em caso de ser vítima de alguma ação criminosa, não reaja e entre imediatamente em contato com a PM, informando as características da pessoa e a direção que ela tomou.
- Se perceber que o ambiente está tenso, saia do local.
Polícia Militar, nosso negócio é a paz social!

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 8.º BPM

Nenhum comentário:

8.º BPM - POLÍCIA CIDADÃ