Os recursos logísticos como armamentos, equipamentos, viaturas entre outros, estarão à disposição do policiamento. “Nossa meta é proporcionar um ambiente seguro para as pessoas envolvidas nesta festa tão tradicional e popular no nosso país. Os foliões, comerciantes, turistas, as pessoas que estarão descansando no período, enfim toda a população pode ter certeza que a Polícia Militar está preparada e atuando diuturnamente nas atividades de prevenção e repressão qualificada do delito”, afirmou o Tenente Coronel Luis Rogério, Comandante da Unidade.
Empenho
O policiamento preventivo realizado durante o carnaval consiste no empenho diário de policiais militares no desenvolvimento de um policiamento ostensivo reforçado, sendo o seu emprego criteriosamente planejado, com ações amplas e objetivas.
Além disso, serão distribuídos folhetos para os foliões e realizadas diversas blitzen e operações no centro das cidades e em diversos pontos estratégicos, com o objetivo de evitar possível entrada de drogas e armas nos locais das festas. As ações policiais serão ainda direcionadas para a repressão de condutores embriagados, de forma que não coloque em risco a vida dos foliões.
Medidas de autoproteção
Para atingir o objetivo almejado, A SEGURANÇA, é imprescindível que o folião faça sua parte e tome as seguintes medidas:
- Não saía para a folia portando objetos de valor como jóias, bijuterias, relógios e celulares. Tenha apenas um xerox do documento de identidade, o cartão do plano de saúde, dinheiro para pequenos gastos e muita disposição para brincar.
- Ande sempre em grupos e evite locais desertos, principalmente à noite. Mulheres são muito visadas nesse período, por isso, têm que evitar saírem sozinhas.
- Não se envolva em brigas ou tumultos, afinal, Carnaval é para se divertir. Mas, cuidado com as brincadeiras, pois nem sempre as outras pessoas querem participar.
- Não namore em ruas desertas ou becos. Casais desatentos são alvos fáceis para os criminosos. Tenha cuidado com a pessoa com quem vai se envolver. Não aceite convites de estranhos para sair da folia, por mais irrecusável que a proposta seja.
Para você morador, vai a dica:
- Ao sair de casa, verifique se as portas e janelas estão trancadas;
- Examine com cuidado os pontos vulneráveis e aumente a segurança;
- Cuidado com pessoas paradas nas proximidades de sua residência em atitude suspeitas;
- Objetos e ferramentas, tais como escadas, tamboretes, marretas, deixados à vista, facilitam o arrombamento;
- Cortinas e persianas completamente fechadas, luzes acesas durante o dia e a noite e caixas de correios cheios de correspondências são indicativos de morador ausente.
A importância do vizinho
Você pode contar com apoio de sua vizinhança:
- Se você for viajar, avise uma pessoa de confiança, pois ela poderá ajudar na segurança do seu imóvel;
- Peça a seu vizinho para recolher suas correspondências e, se possível, cancele a assinatura de seu jornal;
Polícia Militar de Minas Gerais, trabalhando para que a alegria e a diversão sejam a tônica do nosso carnaval!
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
8º BPM - LAVRAS/MG
Porque a prevenção depende de uma boa informação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário